A morte do papa Francisco, na madrugada desta segunda-feira, 21, provocou imensa tristeza no mundo do futebol. Torcedor ilustre do San Lorenzo, o pontífice nunca escondeu sua paixão pelo clube argentino e sempre acompanhou de perto o futebol, chegando a receber figuras importantes do esporte como Messi, Buffon e Ronaldinho Gaúcho.
Nesta manhã, os principais times do Brasil, além da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), utilizaram suas redes sociais para lamentar a morte do papa, aos 88 anos de idade. Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Santos, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Internacional e Sport foram alguns dos clubes que se manifestaram.
“Foi com grande tristeza que a Sociedade Esportiva Palmeiras recebeu a notícia da morte, aos 88 anos, do papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano da história. Que seu legado de amor, coragem e generosidade seja eterno!”, escreveu o Palmeiras.
“Líder espiritual admirado por sua simplicidade, empatia e defesa dos mais humildes, deixa um legado de fé, compaixão e humanidade que transcende fronteiras”, publicou o Flamengo.
Já o Corinthians desejou que o papa descanse em paz.
O Fluminense destacou a luta do papa Francisco por mais justiça e igualdade no mundo. “Primeiro papa latino-americano, Francisco era um apaixonado pelo futebol, mas sobretudo pela justiça e a igualdade.”
São Paulo e Cruzeiro também lamentaram a morte do pontífice, que se foi um dia depois de fazer sua última aparição pública, no Domingo de Páscoa, quando abençoou milhares de pessoas que se reuniam na Praça São Pedro, no Vaticano.
“Fiel ao nome que escolheu para seu papado, acolheu minorias, priorizou os pobres e promoveu reformas importantes”, destacou o Atlético-MG.
Veja outras homenagens: