De forma arrasadora, Italo Ferreira conquistou a etapa de Abu Dhabi da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês). Na manhã deste domingo, 16, o Brabo foi para água decidido a faturar o primeiro troféu em uma piscina de ondas artificiais e fez bonito na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Com direito a aéreos e tubos, Italo somou o total de 17.27 pontos logo em suas duas primeiras ondas da final e garantiu o título quando Rio Waida não conseguiu a nota necessária para ultrapassar o brasileiro e terminou com 14.50. Já campeão, o potiguar pegou uma bandeira do Brasil e a usou como se fosse uma capa de super-herói para surfar suas duas últimas ondas, que foram mais em ritmo de comemoração do que qualquer coisa.
O resultado alçou o campeão mundial e olímpico à liderança do ranking da WSL com 16.085 pontos.
Antes de chegar à decisão, Italo teve de disputar também as quartas e a semifinal neste domingo. Na madrugada, ele reeditou a final da Olimpíada de Tóquio contra Kanoa Igarashi. Impecável, somou 16.80 contra 13.30 do japonês. Em seguida, outra pedreira diante de Jack Robinson. Mas novamente o brasileiro deu show e venceu o talentoso australiano ao chegar a 17.37 pontos contra 15.03 de Robinson.
Na final, Italo não deu chances para Waida, conquistando notas de nível excelente – 8.67 e 8.60 – logo em suas duas primeiras ondas. O indonésio ainda foi para a segunda tentativa, mas não conseguiu superar a somatória inicial do brasileiro, que voltou para a água apenas para comemorar o título surfando com a bandeira do Brasil.
Disputa feminina
Atual campeã mundial, a norte-americana Caitlin Simmers derrotou a australiana Molly Picklum na final feminina para ficar com o título da etapa de Abu Dhabi. Em uma bateria bastante disputada, Caitlin levou o troféu ao somar 16.10 pontos, enquanto Molly chegou a 15.70.
A próxima etapa da WSL acontece em Peniche, em Portugal. A janela da competição vai de 15 a 25 de março.