Automobilismo

Amazon Desert Rally: Stock Car alerta para desertificação dos rios da Amazônia

Categoria e pilotos promovem iniciativa para demonstrar o devastador efeito da crise na região

Modelo

Da Redação

18/04/2024 16:36

amazon desert rally

Stock Car lançou um filme sobre a crise ambiental na Amazônia


Divulgação

A Stock Car Pro Series reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao lançar o “Amazon Desert Rally”. Com o apelo “Não patrocine essa corrida”, a iniciativa chamará a atenção para a crise ambiental enfrentada pelos rios da Floresta Amazônica, que perderam 130 milhões de litros de água apenas em 2023.


Degradação sem volta

A Amazônia pode estar mais perto de transformações irreversíveis pelo impacto duplo do desmatamento e do aquecimento global sobre o bioma. Cerca de 47% da floresta deve entrar numa trajetória de degradação sem volta até 2050, segundo estudo publicado pela revista Nature, uma das principais publicações científicas do mundo. Se o cenário não mudar até 2030, ano previsto para o chamado “ponto de não retorno”, não terá mais volta: a degradação será tão grave que não será mais possível restaurar rios, floresta e vida selvagem.


A seca afeta não apenas o abastecimento de água, mas também a atividade pesqueira, com balsas e canoas encalhadas na areia. O estado de Roraima lidera o número de focos de calor no país em 2024, intensificando os incêndios florestais que consomem vegetação, animais e casas, além de espalhar quantidades gigantescas de fumaça pelo ar.


Diante dessa crise, o “Amazon Desert Rally” assume uma importância ainda maior. Indígenas, verdadeiros guardiões da floresta, formam uma equipe para liderar a missão de alertar o mundo para a acelerada destruição da floresta.


No filme da Stock Car Pro Series, a tribo indígena mostra uma habilidade ao volante de carros 4x4 “navegando” pelos rios secos da Bacia Amazônica. No final, a equipe faz uma revelação alarmante: eles não querem que esse Rally aconteça, pois indicará que a Amazônia que conhecem e que por milhares de anos tem sido o lar de seu povo, pode desaparecer.


“Não patrocine”

O projeto “Amazon Desert Rally” é um chamado à ação imediata para preservar um dos recursos naturais mais preciosos do nosso planeta. “Você já parou para pensar de onde veio a madeira dos móveis que tem em casa, como a cadeira em que está sentado? Muitas vezes, não nos damos conta da responsabilidade que temos como consumidores e como sociedade em geral. Se você combater o uso dos recursos amazônicos, mesmo que seja só na sua casa, já ajudará a preservar a floresta – daí o nosso slogan, ‘Não patrocine essa corrida’. É por isso que todas as etapas da Stock Car têm as emissões de carbono zeradas. E muitas outras ações ainda estão por vir”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da categoria.


“Sem água e sem floresta, o ser humano não vai ter saúde para fazer rally”, diz Almir Surui, presidente do território Paiter Surui e nomeado herói da Floresta pela ONU.


“Um rally sempre nos remete a uma aventura. Aventura em que a natureza deve ser a protagonista. Sem florestas ou rios fluindo, a frieza do aço será o nosso destino, e de quem virá”, afirma Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).


Com dados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, foi possível identificar 142.000 hectares com desmatamento ilegal durante o período do estudo publicado na Nature, representando 38% do total. Isso significa que a Amazônia teve uma área de floresta equivalente à cidade de São Paulo devastada pela exploração ilegal de madeira em apenas um ano.


Para mais informações, acesse o site: www.amazondesertrally.com

MAIS NOTÍCIAS