Certamente João Fonseca não esquecerá a temporada brilhante que teve neste ano. Aos 19 anos, o jovem se consolidou como um dos principais nomes do esporte brasileiro, protagonizando uma das ascensões mais impressionantes do circuito da ATP. Fonseca ganhou 121 posições no ranking, encerrando o ano na 24ª colocação, e conquistou um ATP 500 e um ATP 250, além dois títulos Challenger. Além de seus feitos marcantes nas quadras, sua popularidade também cresceu fora delas: João liderou o ranking das dez personalidades mais buscadas no Google Brasil em 2025, reflexo direto do impacto que causou no esporte e no interesse do público.
“O futebol continua enorme, mas não teve, neste ano, uma história que extrapolasse o campo e conquistasse o imaginário coletivo como já ocorreu em outras temporadas. A liderança de João Fonseca prova que há espaço para novos protagonistas, desde que suas histórias se conectem com essa lógica contemporânea de atenção: performance, novidade e narrativa”, comentou Wagner Leitzke, head de clubes da End to End, hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.
A curiosidade dos brasileiros em torno do nome de Fonseca surgiu em momentos específicos do calendário do tênis. Logo em janeiro, as atenções se voltaram para o jovem no Australian Open, quando ele derrotou o então top 10 Andrey Rublev em sua estreia no torneio. Em fevereiro, Fonseca voltou a surpreender ao vencer Francisco Cerúndolo por 2 a 0, na final do ATP 250 de Buenos Aires, conquistando assim seu primeiro título no circuito profissional aos 18 anos.
No mês de março, ele conquistou o Challenger 175 de Phoenix, nos Estados Unidos, contra o cazaque Alexander Bublik, por sets 2 a 0. Entre maio e julho, o carioca conseguiu alcançar a terceira rodada em Roland Garros e Wimbledon. Por fim, nos últimos dias de outubro, João encerrou a temporada com a maior conquista de sua carreira: o ATP 500 de Basileia. Além do título inédito, ele se estabeleceu na melhor posição do ranking mundial no 24º lugar.
A boa performance da temporada gerou uma grande repercussão, e o tenista brasileiro chegou a superar nas buscas na web nomes como o do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a atriz brasileira Fernanda Torres, a influenciadora Virgínia, entre outros. No futebol, apenas o nome do técnico italiano Carlo Ancelotti apareceu no top 10, já que deixou o comando do Real Madrid e assumiu a Seleção Brasileira em meados de maio.
Veja a lista dos mais buscados do Google Brasil de 2025:
1. João Fonseca
2. Donald Trump
3. Fernanda Torres
4. Hytalo Santos
5. Felca
6. Suzane von Richthofen
7. Leo Lins
8. Carlo Ancelotti
9. Elize Matsunaga
10. Virginia Fonseca






