Na atual temporada do futebol mundial, o Barcelona é um dos times mais legais de se ver jogar. A equipe já conquistou dois títulos e ainda pode acrescentar mais dois troféus à sua galeria, mas será que toda a euforia pode colocar o atual elenco à frente dos times que Messi comandou?
O time atual do Barcelona tem um técnico que nunca na sua história perdeu um jogo de final. Estamos falando de Hansi Flick. Em sua primeira temporada comandando a equipe espanhola, o treinador alemão pode igualar o feito de Pep Guardiola e Luis Enrique, com Messi, que conquistaram em 2008/09 e 2014/15, respectivamente, a tríplice coroa. O Barça conquistou a Copa do Rei, LaLiga e a Champions League.
Com o título da Copa do Rei diante do Real Madrid, no último sábado, Flick chegou a uma estatística impressionante. São 11 jogos decisivos e 11 títulos conquistados: Hoffenheim (4), Bayern de Munique (5) e Barcelona (2).
Além do troféu da Copa do Rei, o segundo da temporada, os Culés já haviam vencido os Merengues na Supercopa da Espanha. Dois títulos nas duas finais que jogaram, aproveitamento de 100%.
Se voltarmos no tempo, quando Messi ainda era o camisa 10 e maestro do time, a equipe do Barcelona já escrevia sua história com muitos recordes e títulos. Não à toa, o argentino é o maior ídolo do clube. Messi conquistou a tríplice coroa duas vezes, além de vencer dez títulos de LaLiga e quatro vezes a Liga dos Campeões. O craque ainda é o atleta com mais jogos, assistências e gols pelo clube.
Ainda é cedo para dizermos se o atual elenco fará frente aos feitos de Lionel Messi com a camisa do Barça, mas estamos presenciando uma temporada histórica.
Lamine Yamal caminha para talvez ser o novo ídolo dessa geração pós-Messi. Pela forma como consegue se comunicar com o público, mas, além disso, por suas apresentações dentro das quatro linhas.
O garoto de apenas 17 anos tem números excelentes, em 48 jogos marcou 15 vezes e deu 22 assistências, participando assim de 37 gols da equipe.
Quem também chama a atenção do povo da Catalunha e de todo o resto do planeta é o meia atacante Raphinha, candidato a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo. Os números do brasileiro são melhores que o de Yamal, em 50 jogos são 30 gols e 23 assistências, participando diretamente de 53 gols do time.
A produtividade do gaúcho o consolida como candidato real para vencer a Bola de Ouro e outros prêmios. O brasileiro quebrou recordes nesta temporada, ultrapassou Neymar em número de gols em uma única temporada, ultrapassou Ronaldo Fenômeno como maior artilheiro brasileiro em uma única edição de Champions League e ainda pode levantar mais dois troféus.
Falando sobre o Barcelona desta atual temporada – que não tem apenas Raphinha como destaque, mas o conjunto da obra com Lewandowski, Yamal, Pedri e outros –, o ataque que o treinador Hansi Flick montou está funcionando muito bem e virou uma máquina de fazer gols. São 155 bolas no fundo da rede em 53 partidas oficiais até o momento.
O Barcelona continua com uma vantagem de quatro pontos para o Real Madrid no Campeonato Espanhol, faltando cinco rodadas para o final, além de jogar a semifinal da Champions nesta quarta-feira, 30, contra a Inter de Milão.
Apesar do bom momento que vive o atual elenco do Barcelona, a equipe está distante de ofuscar o brilho da longevidade que Messi teve com o passar dos anos, pois foram praticamente duas décadas em alto nível e colecionando títulos, mas estamos diante de uma equipe que pode deixar a sua marca na história no final da temporada.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.