O Centro de Treinamento da Ginástica Artística (CTGA) do Comitê Olímpico do Brasil (COB) está diferente. Foram inaugurados oficialmente os novos painéis das medalhistas olímpicas dos Jogos de Paris-2024, com evento para celebrar os feitos esportivos históricos, bem como dar continuidade à tradição que transforma paredes em memória viva e inspiração para o futuro da ginástica brasileira.
O ponto alto da cerimônia foi a revelação do novo painel com a imagem da equipe olímpica — Julia Soares, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Rebeca Andrade — nos aros olímpicos da Vila de Paris-2024. As atletas, inicialmente posicionadas de costas para o outdoor, se depararam com a foto que retrata um dos momentos mais significativos de suas carreiras: o bronze por equipes.
Para Jade, considerada uma “capitã” da equipe, a imagem vai muito além do registro. “Acredito que em cada foto tem uma história. Quando eu comecei na ginástica, meu clube era coberto por posters das melhores do mundo. Ainda não havia brasileiras. Depois vieram Dani, Daiane, Diego… e agora somos nós”, falou a medalhista olímpica.
“Sempre sonhei em ter uma foto da equipe aqui dentro. Isso é muito importante para nós e para as próximas gerações. Não sei até quando estarei aqui, mas tenho certeza de que contribuí para essa história. Quando olho minha foto do primeiro Mundial, lembro do quanto trabalhei e isso me dá forças. Imagina o impacto que isso terá nas novas atletas”, acrescentou Jade.
A emoção tomou conta da bicampeã olímpica Rebeca Andrade, que também foi homenageada durante o evento com o diploma de reconhecimento do Museu Olímpico Internacional pela doação de um dos collants usados em Paris.
“Hoje foi a inauguração da nossa foto nos aros olímpicos. Ela quase não aconteceu! Era todo mundo querendo fazer foto… Mas conseguimos. E ter essa imagem aqui, de equipe, é muito especial. Não é só sobre nós atletas, mas sobre todos que abriram mão de algo para que nosso sonho se realizasse. Já tinha minhas medalhas individuais, mas estar com elas, dividir essa conquista coletiva, me arrepia. Essa é uma das minhas medalhas mais importantes”, falou Rebeca.
Diretor-geral do COB e campeão olímpico, Emanuel Rego destacou a importância simbólica e institucional da ação. “O novo look do Centro de Treinamento da Ginástica simboliza a evolução constante, a dedicação incansável e, acima de tudo, o sucesso extraordinário da nossa equipe feminina em Paris-2024.”
“Estes novos painéis são um tributo permanente à jornada vitoriosa dessas atletas. Um pedido delas, inclusive. E para esta gestão, ouvir nossos atletas e confederações não é apenas uma prioridade, é um princípio. Que estas paredes carreguem a energia das conquistas e inspirem as futuras gerações”, finalizou Emanuel.
*Com Comitê Olímpico do Brasil