Na briga pelo título da Fórmula 2 e um dos nomes cotados para ocupar o cockpit da Sauber na temporada do ano que vem da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto viveu nesta semana a experiência que sonhava desde garoto, pilotar um carro de F1.
Integrante do programa de jovens pilotos da McLaren, Bortoleto foi convidado pela equipe inglesa para testar seu carro de 2022, justamente depois de um desempenho brilhante do brasileiro na etapa da Itália da F2, quando chegou em oitavo na sprint race e venceu a corrida principal da categoria largando em último em ambas as provas, após cometer um erro na classificação e ficar sem registrar tempo.
“Recebi logicamente com muita alegria o convite da McLaren para realizar meu primeiro teste a bordo de um carro de F1. Desde o primeiro dia que sentei em um kart, sonhei com isso. Naturalmente, foi emocionante. Por outro lado, encarei como uma coisa que poderia acontecer a qualquer momento, uma vez que eles estão me preparando, desde o final do ano passado, exatamente para poder executar esse tipo de função”, afirmou Bortoleto.
O teste pode ajudar o brasileiro a conseguir a vaga na Sauber, que passará a chamar Audi a partir de 2026, isto porque as escuderias levam em conta a experiência de um piloto no comando de um F1, por menor que ela seja. E, para além do sonho, Gabriel ainda destacou a parte técnica e disse que a McLaren ficou satisfeita com os seus comentários sobre o carro.
“Pelas informações que recebi do time, eles ficaram muito satisfeitos com os feedbacks que eu reportei sobre o carro, o meu comportamento em pista e a evolução de performance que fomos acumulando ao longo do dia. Estou contente por ter conseguido executar um bom trabalho e ajudado ao time quando precisaram de mim”, avaliou o piloto da Invicta.
Após o título da Fórmula 3 no ano passado, Bortoleto está a apenas 10,5 pontos do líder da F2, Isack Hadjar, com três provas restando para o fim do campeonato. Já na disputa pela vaga na Sauber, o brasileiro tem como rival o experiente Valtteri Bottas, para ver quem será o companheiro de equipe de Nico Hulkenberg em 2025.