A era dourada de Max Verstappen na Red Bull parece ter data marcada para acabar. De acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o tetracampeão mundial da Fórmula 1 já teria tomado a decisão de deixar a equipe ao final de 2025, com a Aston Martin despontando como o destino mais provável.
De acordo com a publicação, a decisão do holandês se deve à crise interna da Red Bull, que começou no ano passado com as polêmicas envolvendo o chefe de equipe, Christian Horner, acusado de assédio, e se intensificou com a debandada de figuras-chave na estrutura da escuderia, como o lendário projetista Adrian Newey e o diretor esportivo Jonathan Wheatley.
Apesar do título conquistado com sobras no ano passado, Verstappen viu a equipe cair de rendimento ao longo do campeonato, e o início em 2025 também não é dos mais animadores. Os resultados abaixo do esperado e as críticas públicas do piloto à performance do carro evidenciam o desgaste da relação.
O contrato assinado por Verstappen em 2022 expira oficialmente em 2028, mas o holandês tem algumas cláusulas de rescisão importantes do seu lado que lhe permitiriam deixar a equipe já no final deste ano. Ainda segundo o jornal italiano, o que mais preocupa Max é a mudança no regulamento prevista para 2026, quando a Red Bull trocará os atuais motores Honda por unidades de potência próprias, em um projeto ambicioso que, no entanto, não está produzindo os resultados esperados.
No momento, os dois possíveis destinos para o holandês seriam Mercedes e Aston Martin, com o time de Silverstone favorito na disputa. Embora Toto Wolff tenha manifestado interesse no ano passado em contar com o holandês para ocupar o lugar deixado por Lewis Hamilton, as atenções da equipe de Brackley no momento estão mais voltadas para o promissor Kimi Antonelli e para a renovação com George Russell.
Já o time comandado por Lawrence Stroll tem dois trunfos atraentes para contratar o tetracampeão: a Honda, que irá fornecer os motores para a equipe a partir de 2026, e Adrian Newey, que se juntou ao time neste ano para liderar o projeto do carro para a próxima temporada.