Max Verstappen perdeu sua pole position para o Grande Prêmio do Catar da Fórmula 1 após ser punido com uma posição no grid de largada na prova deste domingo, 1º.
Os comissários optaram por penalizá-lo por dirigir desnecessariamente devagar à frente da Mercedes de George Russell, que ficou em segundo lugar na classificação e herdou a pole do holandês com a punição.
Em um documento publicado pela FIA, os comissários explicaram que ouviram os pilotos e seus representantes de equipe, combinando esses depoimentos com uma revisão de uma série de dados, incluindo telemetria, rádio da equipe e filmagens de bordo.
“O carro 1 não obedeceu às Notas do Evento do Diretor de Corrida e claramente estava dirigindo, em nossa determinação, desnecessariamente devagar, considerando as circunstâncias”, diz o texto.
“Era óbvio que o motorista do Carro 1 estava tentando esfriar os pneus. Ele também podia ver o Carro 63 se aproximando enquanto olhava no espelho várias vezes na pequena reta entre as Curvas 11 e 12”, acrescentou.
O GP do Catar terá transmissão ao vivo da Band a partir das 13h (horário de Brasília). O BandSports mostra o VT na íntegra às 21h.