Discreto durante grande parte do primeiro treino livre para o GP da Itália, Max Verstappen, da Red Bull, cravou o tempo de 1min21s676 e encerrou a sessão como o mais rápido na manhã desta sexta-feira, 30, no tradicional circuito de Monza.
A atividade também contou com as estreias de Andrea Kimi Antonelli no comando da Mercedes de George Russell para o TL1 e do argentino Franco Colapinto, que substitui Logan Sargeant na Williams para o resto da temporada.
Cotado para substituir Lewis Hamilton, que parte para a Ferrari no ano que vem, Antonelli começou bem, chegando a liderar o treino livre, mas com apenas cinco voltas dadas, o jovem italiano rodou na curva Parabólica e foi parar na barreira de proteção, para frustração dele e da equipe Mercedes. O acidente provocou a bandeira vermelha e, consequentemente, a paralisação da atividade.
No retorno, Charles Leclerc, da Ferrari, assumiu a liderança com o tempo de 1min21s904, mas foi superado por Verstappen. Com 1min21s917, Lando Norris foi o terceiro, mostrando que a McLaren realmente vive um grande momento na temporada após a vitória no GP da Holanda, no fim de semana passado.
Carlos Sainz foi o quarto mais rápido ao registrar 1min22s126 com a sua Ferrari. Surpreendentemente em quinto apareceu Valtteri Bottas, da Sauber, com 1min22s127. O espanhol e o finlandês ficaram à frente de Oscar Piastri, da McLaren, que marcou 1min22s199.
Lewis Hamilton conseguiu o sétimo melhor tempo com a Mercedes e fez 1min22s214. O heptacampeão foi seguido por Alex Albon, da Williams, com 1min22s220 em oitavo, e Sergio Pérez, da Red Bull, com mais um desempenho decepcionante com 1min22s311. O experiente Fernando Alonso, da Aston Martin, fechou o top 10 com 1min22s315.
Com transmissão do BandSports a partir das 11h50, a Fórmula 1 volta à pista em Monza para o segundo treino livre da categoria.
Veja como ficou a classificação completa do TL1: