Apesar do bom desempenho na classificação, a Mercedes ficou longe de ser competitiva no GP de Singapura da Fórmula 1. Lewis Hamilton largou da terceira posição, mas a escolha dos pneus macios para o início da prova se mostrou equivocada e o heptacampeão cruzou a linha de chegada apenas em sexto lugar.
Toto Wolff admitiu que a equipe fez a leitura errada da corrida e considerou a prova no circuito urbano de Marina Bay como uma “noite dolorosa” para os Flechas de Prata.
“Acho que lemos a corrida errado”, admitiu o chefe da Mercedes. “Tomamos uma decisão com base em [dados] históricos de que esta corrida era basicamente uma procissão, como Mônaco, e que o pneu macio daria [a Hamilton] uma oportunidade na largada, basicamente a única oportunidade de ultrapassagem”.
“E essa foi uma decisão que todos nós tomamos juntos. Acho que havia uma lógica por trás disso, mas era contrário ao que deveríamos ter decidido. Mas isso não esconde o fato de que quando o carro está lento, você está lento. Foi uma noite muito dolorosa, muito dolorosa. E não é sobre quando você olha para as posições de quarto e sexto, isso não é bom, especialmente quando você começa em terceiro e quarto”, acrescentou.
O pit stop precoce de Hamilton fez com que ele tivesse que lutar para se recuperar no meio do pelotão, e não conseguiu se defender de Oscar Piastri e Charles Leclerc, ambos com pneus mais novos. Já George Russell largou da quarta posição com pneus médios e terminou a disputa no mesmo lugar.
A boa notícia para a Mercedes é que uma atualização no carro está prevista o GP dos Estados Unidos, marcado para o dia 20 de outubro. A equipe terá bastante tempo antes da corrida para analisar os dados e descobrir como configurar melhor o carro e extrair mais ritmo do seu pacote.