A Alpine revelou que a forte batida de Jack Doohan no segundo treino livre do GP do Japão da Fórmula 1 foi causada por um “erro de julgamento” do novato australiano.
Nos primeiros momentos da sessão de uma hora, Doohan perdeu o controle ao se aproximar da curva 1, de alta velocidade, e colidiu violentamente contra as barreiras. Devido à força do impacto, ele foi levado ao centro médico para avaliação, mas, felizmente, não sofreu ferimentos.
A batida ocorreu porque Doohan não desativou manualmente o DRS antes de entrar na curva 1, deixando a asa traseira aberta ao passar pela área de aceleração. Esse desequilíbrio aerodinâmico fez com que sua Alpine perdesse aderência e rodasse assim que ele iniciou a curva.
“Estamos todos aliviados em ver Jack sair ileso de seu incidente no treino livre 2 e felizes em ver que ele está bem após os procedimentos de precaução”, disse Oli Oakes, diretor da Alpine. “Foi um erro de julgamento não fechar o DRS na curva 1. É algo para aprender”.
Apesar dos estragos causados no carro, Oakes mostrou confiança de que o australiano terá condições de disputar o terceiro treino livre na noite desta sexta-feira, 4, com transmissão do BandSports a partir das 23h20 (horário de Brasília).
“Sei que Jack e a equipe estarão prontos. Vamos trabalhar duro para ter o carro preparado após os danos da batida”, finalizou Oakes.