No intervalo de poucas horas a CBF indicou mais uma vez sua preocupação zero com seus afiliados. Em duas canetadas.
A primeira na apresentação do calendário para o ano de 2025. O Campeonato Brasileiro passa a começar mais cedo e todo mundo para no meio do ano para o Mundial de Clubes (em que apenas quatro clubes brasileiros estão envolvidos).
Na comunicação divulgada, a entidade “inventa uma pré-temporada” que começa no dia 8 e vai até o dia 21 de janeiro. Esta “pré-temporada” simplesmente ignora a presença dos estaduais, que começam no dia 12 de janeiro. Acaba de ser criada, portanto, a pré-temporada em que os clubes jogam campeonatos pra valer.
Mas tem mais. Na tarde de ontem a CBF enviou um ofício para a Conmebol com a proposta de trocar duas vagas na pré-Libertadores por uma vaga direta na fase de grupos. Isso vale para 2026? Não, a ideia é que a regra já seja aplicada na temporada de 2025. Isso mesmo, no meio do Brasileiro em andamento, a entidade máxima do futebol abre mão de uma vaga na Libertadores. Troca duas pré por uma na fase de grupos. O argumento é que datas a mais no começo do ano atrapalharia a programação.
Mas… e os clubes que estão mirando uma vaga na pré-Libertadores, casos de Corinthians, Vasco, Bahia, Atlético-MG entre outros?
Em nome do calendário da CBF, ela simplesmente abre mão de uma possibilidade de um time ir para a fase de grupos da Libertadores já em 2025.
No meio dessa bizarrice toda, algo segue intacto: cinco tediosas Datas-Fifa religiosamente respeitadas atrapalhando a vida de vários clubes que têm seu jogadores convocados.
Um desastre completo.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.