Uma das modalidades mais velozes e técnicas dos esportes de inverno terá Nicole Silveira como representante do Brasil pela segunda vez em Jogos Olímpicos de Inverno. Após participações pontuais na modalidade entre as décadas de 1990 e 2000, o Brasil voltou ao cenário internacional do skeleton com a entrada de Nicole, principal nome da modalidade no Brasil, em Pequim-2022.
A modalidade integra o programa olímpico de forma contínua desde 2002, tendo aparições anteriores em 1928 e 1948. Disputado em formato contrarrelógio, o objetivo é simples e desafiador: vence o atleta que somar o menor tempo combinado ao longo das descidas em uma pista de gelo.
Nos Jogos Olímpicos, cada atleta realiza quatro descidas, sendo duas por dia, e o resultado é definido pela soma dos tempos. A prova é individual em cada gênero e, em Milão-Cortina-2026 o skeleton terá uma novidade: a estreia da competição mista por duplas, na qual cada atleta realiza uma descida. O esporte também possui rigorosas regras técnicas, como o peso máximo de 38kg para o trenó feminino, chegando ao valor máximo de 102kg somando-se o peso da atleta ao do equipamento.
Representante do Brasil
Natural de Rio Grande do Sul (RS), Nicole iniciou sua trajetória no esporte em 2018, após uma breve experiência no bobsled, e logo depois conheceu o skeleton. Em menos de oito anos de prática, consolidou-se como referência nacional e internacional na modalidade.
Entre seus principais resultados, Nicole soma três medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo, sendo a primeira atleta do Brasil a conquistar um pódio em uma competição de esporte olímpico de inverno. Ela já disputou 41 etapas da Copa do Mundo de Skeleton, alcançando o top 8 em dez oportunidades, além de registrar o melhor resultado da história do Brasil em Mundiais de esportes olímpicos de inverno, com o quarto lugar em 2025.
Skeleton em Milão-Cortina
Local: Cortina Sliding Center – Cortina d’Ampezzo
Atleta: Nicole Silveira
13/02 (descidas 1 e 2): 12h e 13h48
14/02 (descidas 3 e 4): 14h e 15h44
Leia também:
Entre a enfermagem e o skeleton: Nicole Silveira relembra trajetória até Milão-Cortina
Veja a agenda do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026
Conheça o esqui alpino e quem irá representar o Brasil na modalidade nos Jogos de Inverno
Itália abre os Jogos Olímpicos de Inverno 2026 com espetáculo no San Siro
*Com Comitê Olímpico do Brasil






