UOL - O melhor conteúdo
  • INGRESSO.COM
  • UOL HOST
  • PAGBANK
  • CURSOS
  • UOL PLAY
  • UOL ADS
  • BUSCA
  • BATE-PAPO
  • EMAIL
    BESbswyBESbswyBESbswyBESbswy Conheça sete mudanças de regra para a temporada 2025 da F1 - Portal
  • MENU
    • Além do Cockpit
    • Automobilismo
    • Coluna do Laza
    • Futebol
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO
Portal
No Result
View All Result
Portal
No Result
View All Result
Inicio Fórmula 1

Conheça sete mudanças de regra para a temporada 2025 da F1

Redação BandSportsporRedação BandSports
fevereiro 14, 2025
in Fórmula 1
0
Conheça sete mudanças de regra para a temporada 2025 da F1

Fim do ponto extra para a volta mais rápida e novo sistema de resfriamento altas temperaturas estão entre as novidades / Crédito: Divulgação/Site F1.com

As equipes da Fórmula 1 estão na reta final da preparação antes do início oficial da pré-temporada. O pilotos vão acelerar com os novos carros no fim do mês no circuito de Sakhir, no Bahrein, para acertar os últimos ajustes antes para a abertura do campeonato na Austrália, em 16 de março.

A temporada 2025 chega com mudanças importantes no regulamento, afetando desde a pontuação até as regras para testes e segurança dos pilotos. Confira abaixo as principais novidades para o campeonato que celebra os 75 anos da F1!

Fim do ponto extra para a volta mais rápida
Desde 2019, os pilotos que terminavam entre os dez primeiros podiam ganhar um ponto extra se fizessem a volta mais rápida da corrida. No entanto, essa regra será eliminada em 2025. A decisão visa evitar estratégias controversas, como paradas tardias para pneus novos apenas para garantir o ponto extra, ou pilotos fora do top 10 interferindo na pontuação dos concorrentes.

Sistema de resfriamento para pilotos em altas temperaturas
Com a preocupação crescente com o desgaste físico dos pilotos, a FIA implementou um novo regulamento para situações de calor extremo. Se a previsão meteorológica indicar temperaturas acima de 31°C durante um Grande Prêmio ou sprint race, será obrigatório o uso de um sistema de resfriamento para os pilotos.

Esse sistema consiste em uma camisa especial com tubos por onde circula um líquido refrigerado, além de uma bomba e um reservatório térmico. Para acomodar essa tecnologia, os carros terão um aumento no peso mínimo permitido: 2kg extras nas sessões de treino e classificação e 5kg durante a corrida.

Limites mais rígidos para testes com carros antigos
As equipes poderão realizar até 20 dias de testes com carros de temporadas anteriores (TPC), mas os pilotos titulares só poderão participar de quatro dias, com um limite total de 1.000km percorridos. Essa medida visa evitar vantagens excessivas para as equipes que aproveitavam os testes para desenvolver novos componentes.

Mais oportunidades para novatos
A Fórmula 1 dobrará o número de sessões obrigatórias para pilotos novatos nos treinos livres. Desde 2022, cada equipe era obrigada a escalar um estreante em pelo menos dois TL1 ao longo da temporada. A partir de 2025, esse número subirá para quatro, permitindo maior experiência para jovens talentos.

Mudanças no DRS e na flexibilidade das asas
A FIA reforçou as regras sobre o uso do DRS e a flexibilidade das asas para evitar designs aerodinâmicos que exploram brechas no regulamento. A principal alteração restringe o DRS a apenas duas posições (aberto e fechado), proibindo ajustes intermediários que reduzem o arrasto de maneira não prevista.

Além disso, os testes de flexibilidade das asas traseiras terão cargas aplicadas mais rigorosas, passando de dez para 30 newtons, dificultando a implementação de asas que se deformam propositalmente para melhorar a aerodinâmica. Regras semelhantes para a asa dianteira entrarão em vigor a partir do GP de Barcelona.

Critérios para definir o grid em classificações canceladas
Para evitar confusão em situações climáticas adversas, o regulamento agora estabelece que, caso uma sessão de classificação não possa ocorrer, o grid será definido com base na classificação do Campeonato de Pilotos. Se isso acontecer na primeira etapa da temporada, os comissários terão autonomia para decidir a ordem de largada.

Além disso, a forma de ordenar os pilotos em sessões interrompidas foi revisada. Caso um piloto inicie uma volta rápida, mas não consiga completá-la, ele será classificado com base em seu desempenho na sessão anterior (Q1, Q2 ou Q3).

Teste especial para pneus de 2026
O tradicional teste de fim de temporada em Abu Dhabi terá um formato diferenciado em 2025. Além do teste de jovens pilotos, haverá um segundo carro adaptado para testar os novos pneus da Pirelli para 2026, chamado carro-mula. Como os carros da próxima geração terão especificações diferentes, as equipes poderão usar seus modelos de 2025 ou qualquer outro dos últimos quatro anos, desde que adaptados para simular as características dos futuros monopostos.

Tags: AutomobilismoesportesF1Fórmula 1

LEIA TAMBÉM

Hamilton mostra desânimo e lamenta prova “terrível” na Espanha
Fórmula 1

Hamilton mostra desânimo e lamenta prova “terrível” na Espanha

O semblante de frustração e abatimento de Lewis Hamilton após o GP da Espanha parecia resumir perfeitamente a temporada 2025 do heptacampeão na Fórmula 1. Depois de cruzar a linha de chegada apenas na sexta posição no Circuito da Catalunha,...

Ler Mais
Piastri comanda dobradinha da McLaren e vence GP da Espanha; Bortoleto é 12º
Fórmula 1

Piastri comanda dobradinha da McLaren e vence GP da Espanha; Bortoleto é 12º

Oscar Piastri segue firme na liderança da Fórmula 1. O australiano dominou o GP da Espanha neste domingo, 1º, e conquistou sua quinta vitórias em nova etapas na temporada 2025. Em uma prova agitada nas voltas finais após a saída...

Ler Mais
Com dores na mão e no punho, Stroll fica fora do GP da Espanha
Fórmula 1

Com dores na mão e no punho, Stroll fica fora do GP da Espanha

A Aston Martin anunciou que Lance Stroll não vai disputar o GP da Espanha da Fórmula 1 deste domingo, 1º. Segundo informações da equipe, o piloto canadense sofre com dores na mão e no punho há seis semanas. Stroll havia...

Ler Mais
“Não é sensato ganhar o título e destruir a equipe por isso”, diz Piastri sobre disputa com Norris
Em Alta

“Não é sensato ganhar o título e destruir a equipe por isso”, diz Piastri sobre disputa com Norris

Oscar Piastri reforçou que o relacionamento com Lando Norris é de respeito e transparência em meio a uma batalha pelo título da Fórmula 1 que promete ficar mais acirrada a cada fim de semana. Depois de uma sequência de três...

Ler Mais
Piastri supera Norris no fim e faz a pole na Espanha; Bortoleto é 12º
Fórmula 1

Piastri supera Norris no fim e faz a pole na Espanha; Bortoleto é 12º

A McLaren não deu chances aos rivais e garantiu as duas primeiras posições no grid de largada para o GP da Espanha da Fórmula 1. Oscar Piastri superou o companheiro de equipe Lando Norris no fim da classificação e garantiu...

Ler Mais
Piastri mantém domínio da McLaren e lidera TL2 na Espanha; Bortoleto é 17º
Fórmula 1

Piastri mantém domínio da McLaren e lidera TL2 na Espanha; Bortoleto é 17º

A McLaren segue em vantagem nos preparativos para o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. Após Lando Norris liderar o primeiro treino livre, foi a vez de Oscar Piastri ser o mais rápido na segunda sessão desta sexta-feira, 30,...

Ler Mais
Portal

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.

Navegação

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Faça parte da Equipe
  • Fale Conosco

Siga-Nos

No Result
View All Result
  • MENU
    • Além do Cockpit
    • Automobilismo
    • Coluna do Laza
    • Futebol
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.