Max Verstappen entrou definitivamente para a história da Fórmula 1 ao conquistar o tetracampeonato da categoria na madrugada deste domingo, 24, após chegar em quinto no GP de Las Vegas. Com o resultado, o holandês entrou para uma seleta lista de pilotos com quatro títulos da F1, igualando-se a Sebastian Vettel e Alain Prost. Sem falar em Juan Manuel Fangio, com cinco, e Lewis Hamilton e Michael Schumacher, ambos com sete.
E Verstappen tem a exata dimensão do que alcançou nas ruas de Las Vegas. “Eu estava feliz apenas por estar [na F1], sonhando com possíveis vitórias ou subindo ao pódio, todas as coisas normais que são muito difíceis de alcançar, e então começar essa jornada depois de alguns anos difíceis, continuamos tentando, e então começar a correr com um conceito, e estar aqui como um tetracampeão mundial é incrível”, afirmou o piloto da Red Bull.
Apesar de ter começado a temporada de forma dominante mais uma vez, a conquista do título de 2024 esteve longe de ser o passeio que foi no ano passado, e Max enfrentou um jejum de dez corridas sem vitória e viu Lando Norris, da McLaren, surgir como uma real ameaça ao seu tetracampeonato, mas que não se concretizou no final das contas.
“Foi uma temporada muito desafiadora, acho que também como pessoa às vezes, foi muito desafiador e eu tive que ficar calmo, mas esta temporada me ensinou muitas lições das quais tenho muito orgulho, e como lidamos com isso como uma equipe, isso a torna muito especial”, falou Verstappen.
“Foi uma temporada longa, começamos incríveis, mas então tivemos uma fase difícil, mas nos mantivemos juntos como equipe, continuamos trabalhando nas melhorias e conseguimos”, disse ele.
Com o título garantido, Verstappen fez questão de agradecer e reconhecer o trabalho da equipe depois dos altos e baixos ao longo do ano.
“Estou orgulhoso do que todos fizeram por mim, e estar aqui como um tetracampeão mundial é algo que nunca pensei que fosse possível, estou aliviado, mas também muito orgulhoso.
“Para a equipe, o que posso dizer? Quero dizer, passamos por muita coisa juntos e todos esses altos que estamos alcançando agora são muito, muito especiais para fazer isso com todas as pessoas que temos aqui na pista e na fábrica, que estão continuamente se esforçando para me dar o carro para lutar por um título e fazer isso quatro vezes seguidas é muito especial”, finalizou o tetracampeão.