João Fonseca largou muito bem em busca do título do Masters 1000 de Madri. Após um mês afastado das competições, o brasileiro mostrou confiança na quadra principal da Caixa Mágica e não teve trabalho para derrotar o qualifier dinamarquês Elmer Moller por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.
No primeiro set, João colocou 85% do primeiro serviço em quadra e quebrou o saque de Moller duas vezes para abrir vantagem. A segunda parcial começou mais equilibrada, mas o jovem carioca mostrou todo seu talento com um belo drop shot para quebrar o serviço do rival no quinto game e deslanchar rumo ao triunfo sem sustos em 1h13 de partida.
Após a partida, João falou sobre a atuação segura e explicou a decisão de priorizar os treinos e o descanso depois da eliminação no Masters 1000 de Miami.
“Adoro jogar no saibro. Nasci no saibro, então gosto de jogar nele. Me concentrei nos meus saques e joguei de forma agressiva, então estou me sentindo bem esta semana”, disse o jovem de 18 anos. “Eu e minha equipe sentimos que era hora de descansar um pouco, focar, ficar em casa, descansar mentalmente. Depois, vir aqui para a temporada de saibro. Estou muito feliz com a vitória de hoje.”
O adversário de João Fonseca na segunda rodada será o norte-americano Tommy Paul, atual número 12 do mundo. Essa será a primeira vez que eles vão se enfrentar no circuito da ATP.