Robert Wickens foi confirmado como novo piloto da classe GTD na temporada 2025 do IMSA SportsCar. Paraplégico desde o acidente sofrido em 2018 na Fórmula Indy, o piloto canadense acertou com a equipe DXDT Racing para guiar um Corvette Z06 GT3.R adaptado com controles manuais em cinco corridas sprints.
Wickens voltou às pistas em 2022 na classe TCR do Michelin Pilot Challenge e foi campeão no ano passado. Agora, ganhou uma chance na categoria principal do campeonato de resistência norte-americano.
“Esta é a oportunidade que venho buscando há algum tempo, e não seria possível sem o apoio de David Askew [proprietário da DXDT], Bosch e General Motors”, destacou Wickens.
“Meu objetivo desde que voltei às corridas era correr no IMSA, então atingir esse objetivo já em 2025 é um grande passo. Sabia que não seria uma tarefa fácil, mas quando grandes mentes colocam suas cabeças juntas, tudo é possível”, continuou o piloto.
Askew celebrou o acerto com Wikens e destacou a motivação e a resiliência do canadense. “É sempre ótimo quando você pode contar com um piloto do calibre de Robert. Ele é um piloto de ponta e mostrou por meio de motivação e resiliência que nada está fora de alcance, evidenciado por suas vitórias em corridas e títulos do TCR”, destacou o proprietário da equipe.
Wickens perdeu os movimentos das pernas depois de um grave acidente na etapa de Pocono da Fórmula Indy em 2018. Após se chocar com Ryan Hunter-Reay e decolar contra a grade, ele sofreu uma lesão na medula espinhal e uma fratura na coluna torácica.