O Flamengo foi eliminado da Libertadores diante do Peñarol em um confronto em que nos dois jogos, o time de Tite foi muito abaixo do esperado. Derrota no Maracanã lotado, empate em 0 a 0 em Montevidéu.
O Flamengo iniciou a temporada sonhando com a tríplice coroa. Em outubro, estará vivo apenas na Copa do Brasil, torneio em que está na semifinal, mas que era considerado o menos relevante. O voo planejado foi alto, o resultado mesmo que o título venha, será muito pouco.
Para estar na beira do campo rubro-negro, Tite quebrou inclusive uma promessa que havia feito depois da Copa do Mundo de 2022: o de voltar ao trabalho apenas no início de 2024. Assumiu o Fla em outubro de 2023 com o objetivo de preparar o time para o ano seguinte.
O treinador é figura-chave no ano do Flamengo, que teve uma série de problemas fora de campo também com jogadores machucados principalmente. Mas Tite escolheu o Rubro-Negro justamente para que sua volta aos gramados após o fracasso na Copa do Mundo fosse segura. Deu muito errado.
Em 2018, antes da Copa do Mundo da Rússia, Tite era a figura mais relevante do futebol brasileiro, considerado disparadamente o melhor treinador do país. Em 2024 ele diminuiu muito de tamanho. A questão que se coloca é se o tempo passou para o treinador, o que pode ser também um exagero.
Fato é que, aconteça o que acontecer até o fim do ano, o treinador fracassou no seu plano de retomar a carreira após as Copas do Mundo em grande estilo.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.