Max Verstappen admitiu que está menos confiante sobre suas chances de vencer o Grande Prêmio da Holanda do que na última visita da F1 a Zandvoort há 12 meses, com muitas mais equipes agora com a chance de conquistar a vitória.
Em 2023, Verstappen chegou ao evento em seu país com uma vantagem de 125 pontos no campeonato de pilotos, enquanto a Red Bull liderava com uma vantagem de 256 pontos sobre os rivais na classificação de equipes.
Desta vez, no entanto, as margens são muito mais apertadas. Verstappen está à frente do segundo colocado, Lando Norris, por 78 pontos, e a liderança da Red Bull no Campeonato de Construtores caiu para apenas 42 pontos em relação à McLaren. Sete pilotos venceram nas primeiras corridas da temporada, e Verstappen não subiu ao lugar mais alto do pódio desde Barcelona, em junho.
Desde que o circuito de Zandvoort voltou ao calendário em 2021, Verstappen venceu todos os Grandes Prêmios da Holanda, mantendo um recorde invicto na pista. No entanto, ao ser questionado sobre se esta poderia ser a sua visita mais difícil a Zandvoort, o campeão mundial respondeu: “Considerando como está a temporada no momento, com certeza.”
“Parece que também há muitas mais equipes envolvidas que realmente podem vencer uma corrida, então com certeza não estou entrando neste fim de semana dizendo que vamos vencer a corrida. Eu só quero ter um fim de semana limpo, entender um pouco mais o carro e aprender com ele”, comentou.
“Claro que analisamos muito durante a pausa e tentamos fazer algumas coisas de forma um pouco diferente ou melhor, e vamos descobrir durante o fim de semana como isso vai se desenrolar”, acrescentou.
Embora tenha um recorde impecável em seu evento caseiro, Verstappen não acredita que ser derrotado na pista seria mais difícil de aceitar para ele.
“Você apenas tem que ser realista – se você pode vencer a corrida, claro que vai atrás disso, e se você não tiver chance, é muito simples, você não merece vencer, segue em frente e tenta fazer melhor”, comentou.
“Temos que esperar e ver onde estamos durante o fim de semana, eu também não sei. No ano passado, quando chegamos aqui, eu estava muito mais confiante de que tínhamos uma boa chance de vencer a corrida, mas é assim que a temporada está, está muito mais competitiva”, explicou.
Verstappen ainda falou que a Red Bull está em busca de melhoras nos carros: “Da nossa parte, acho que ainda estamos tentando melhorar, encontrar um melhor equilíbrio para o carro. Espero que possamos começar aqui a encontrar um melhor equilíbrio”
Apesar de o domínio de Verstappen e da equipe nos campeonatos não ser tão forte quanto na temporada de 2023, o piloto não está preocupado com suas chances de título, apesar da competição acirrada dos rivais.
“Não estou realmente preocupado, e também não estou pensando na [última corrida da temporada em] Abu Dhabi ainda. Eu só quero melhorar como equipe, melhorar o carro”, falou ele.
“São margens muito apertadas e é por isso que a qualificação é sempre muito importante. Mas quanto melhor for o desempenho do carro, mais fácil se torna, isso é o que mostramos no ano passado. Não espero que seja como no ano passado, mas sempre queremos tentar ser melhores, especialmente na situação em que estivemos nas últimas corridas. Queremos sair disso e aprender um pouco mais sobre o carro e ser mais competitivos”, completou.