Max Verstappen deu um passo gigantesco rumo ao tetracampeonato da Fórmula 1 com uma vitória épica no GP de São Paulo. Após largar da 17ª posição, o piloto da Red Bull escalou o pelotão com maestria na pista molhada de Interlagos e voltou a abrir vantagem na disputa pelo título contra Lando Norris, da McLaren.
A bandeira vermelha que atrapalhou o holandês na classificação pela manhã voltou a entrar em cena na corrida e desta vez ajudou o tricampeão mundial. Depois de já ter escalado o pelotão e assumir a segunda posição, ele aproveitou a paralisação para trocar os pneus e superou Esteban Ocon para voltar a comemorar um triunfo depois de cinco meses.
“Minhas emoções hoje foram uma montanha russa, com a qualificação sendo muito azarada com aquela bandeira vermelha, largando em 17º, eu sabia que seria uma corrida muito difícil”, disse Max. “Nós nos mantivemos longe de problemas, tomamos as decisões certas, mantivemos a calma e estávamos voando, então todas essas coisas juntas tornaram esse resultado possível. Inacreditável vencer aqui estando tão atrás no grid”, comemorou.
Verstappen superou as dificuldades do novo asfalto de Interlagos, que se tornou ainda mais desafiador com a chuva constante, e deu uma verdadeira aula de pilotagem no autódromo paulistano.
“É muito difícil passar por aqui com o novo asfalto, é apenas uma linha que você pode pegar, mas eu sabia que tinha que ir em frente. É claro que é sempre fácil travar na frente, tentar equilibrar isso, mas eu tinha confiança nos freios também, o que ajuda. A curva 1 é sempre uma boa curva para ultrapassar”, afirmou o holandês, referindo-se às várias ultrapassagens no início do S do Senna.
O resultado em Interlagos deixou Verstappen muito perto do quarto título consecutivo na F1. Ele abriu 62 pontos de vantagem sobre Norris, que não aproveitou o fato de largar da pole position e foi apenas o sexto colocado. Restam agora apenas três etapas para o fim do campeonato, uma delas com sprint race, no Catar.
O holandês já pode comemorar o tetra na próxima etapa, em Las Vegas, que terá cobertura completa do BandSports a partir do próximo dia 22.