Era algo impossível de se imaginar. A temporada de 2025 começará com o Flamengo pondo o pé no freio dos investimentos. Como assim?
O clube que teve o caso de reconstrução mais famoso e exitoso do futebol brasileiro de repente anuncia que só vai contratar na próxima janela se vender outros jogadores?
Pois foi o que o presidente eleito do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, anunciou assim que se sentou na cadeira da presidência do Rubro-Negro esta semana.
Para além disso, informou também que o badalado projeto do estádio vai ter de passar por uma revisão completa. Lembrou dos casos do São Paulo nos anos 1960 e do Corinthians em 2014, clubes que construíram suas casas ao custo de uma queda esportiva relevante em um caso e dívida assombrosa, no outro.
Bap faz seu anúncio e ao mesmo tempo o Palmeiras, o outro milionário brasileiro, vai feroz ao mercado. Ao que parece, tomarão caminhos opostos em 2025.
O freio anunciado pelo Flamengo significa que os tempos de bonança acabaram? Não. Bap prometeu uma verdadeira transformação no sistema organizacional, que ele acredita que fará com que o clube não apenas continue forte como fique ainda mais do que é atualmente. Mas isso demandará algum tempo.
Para quem imaginava que uma vez nos trilhos o Fla nunca mais teria suas dificuldades, errou. Os desafios estão aí, mas é bom ressaltar: o processo de reconstrução iniciado em 2013 e que começou a render frutos em 2019, este, sim, foi desafiador.
O que se vê agora é um ajuste para retomar os seus melhores dias.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.