Considerado um gênio da Fórmula 1 e dono de nada menos do que 25 títulos na categoria, Adrian Newey assinou um contrato de vários anos com a Aston Martin, encerrando as especulações sobre qual seria o seu destino após encerrar o longo e vitorioso vínculo com a Red Bull.
A equipe inglesa realizou um evento nesta terça-feira, 10, em sua sede em Silverstone, na Inglaterra, para anunciar a chegada de Newey a partir de março de 2025, o que dará tempo a ele de trabalhar no carro para 2026, quando a F1 passará por nova mudança nas regras. Além de Lawrence Stroll, dono do time, também marcaram presença os pilotos Fernando Alonso e Lance Stroll.
“Estou emocionado por me juntar à Aston Martin. Fiquei muito inspirado e impressionado com a paixão e o comprometimento que Lawrence traz para tudo em que está envolvido. Lawrence está determinado a criar uma equipe campeã. Ele é o único proprietário majoritário de equipe que está ativamente envolvido no esporte”, declarou Newey.
“O comprometimento dele é demonstrado no desenvolvimento do novo Campus de Tecnologia AMR e do túnel de vento em Silverstone, que não são apenas de última geração, mas têm um layout que cria um ótimo ambiente para trabalhar. Junto de grandes parceiros como Honda e Aramco, eles têm todas as peças-chave de infraestrutura necessárias para fazer da Aston Martin uma equipe vencedora e estou muito ansioso para ajudá-los a atingir essa meta”, acrescentou o projetista.
Desde que foi anunciado que Newey deixaria a Red Bull após 20 anos de parceria, o britânico tornou-se alvo de equipes como Ferrari, Williams e a própria Aston Martin. Vitorioso na briga pelo passe do consagrado profissional, Lawrence Stroll não escondeu o orgulho ao falar de seu novo contratado.
“Esta é uma grande notícia. Adrian é o melhor do mundo no que faz – ele está no topo do seu jogo – e estou incrivelmente orgulhoso de que ele esteja se juntando à Aston Martin. É a maior história desde que o nome Aston Martin retornou ao esporte e outra demonstração da nossa ambição de construir uma equipe de Fórmula 1 capaz de lutar por campeonatos mundiais”, falou o empresário.
“Assim que Adrian ficou disponível, sabíamos que tínhamos que fazer isso acontecer. Nossas conversas iniciais confirmaram que havia um desejo compartilhado de colaborar em uma oportunidade única na vida. Adrian é um corredor e uma das pessoas mais competitivas que já conheci”, acrescentou Lawrence.