O Brasil voltou a garantir uma medalha no vôlei de praia. Se em Tóquio-2020 o país ficou sem premiação na modalidade pela primeira vez na história, em Paris-2024 a rotina de pódio voltou. Ana Patrícia e Duda lutaram muito e venceram de virada na semifinal as australianas Clancy e Mariafe, medalhistas de prata três anos atrás.
O jogo começou bem para a dupla brasileira, que conseguiu abrir 5 a 2, chegando ampliar para 8 a 4. Nesse momento, no entanto, um desafio pedido pelas australianas constatou um toque na rede de Ana Patrícia. O ponto parece ter abalado um pouco o time do Brasil, que cedeu o empate em 10 a 10.
O Brasil, no entanto, conseguiu voltar a ter vantagem, abrindo 18 a 15. As australianas não desistiram e empataram novamente, conseguindo a virada no momento crucial do set e fechando a primeira parcial em 22 a 20.
No segundo set, as brasileiras voltaram ligadas e novamente conseguiram largar na frente no placar, mas o jogo era extremamente equilibrado. Ana Patrícia e Duda chegaram a fazer 13 a 9, a maior vantagem que conseguiram e aos poucos foram aumentando o ritmo.
A partir daí foi controlar e manter a calma, fazendo a contagem regressiva para o empate. As brasileiras conseguiram fechar o set em 21 a 15 e deixar tudo igual para decidir no tie-break.
A disputa do tie-break começou com sorte para o Brasil, em um ponto que Duda atacou na rede, mas a bola caiu do lado australiano, mas na sequência as australianas viraram pra 2 a 1.
O jogo estava tenso, disputado ponto a ponto. O ponto do 5 a 4 pro Brasil foi um incrível rally de 36 segundos com grandes defesas de ambos os lados.
Ninguém abria dois pontos de vantagem até o final do set, quando o saque brasileiro entrou e Ana Patrícia e Duda fizeram 14 a 12, na sequência não deram chances e fecharam 15 a 12, garantindo vaga na final.