Olimpíadas

Thiago Braz tem suspensão por doping confirmada e está fora dos Jogos

Campeão olímpico testou positivo para a substância ostarina em julho do ano passado

Modelo

Da Redação

28/05/2024 12:49

thiago braz

Advogado de Thiago já entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte


Instagram/Thiago Braz

Campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 e bronze em Tóquio-2020, Thiago Braz está fora dos Jogos de Paris. Nesta terça-feira, 28, o atleta do salto com vara teve confirmada a suspensão de 16 meses após a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) considerar que ele violou as Regras Antidoping do Atletismo Mundial.


Thiago estava suspenso preventivamente desde o dia 28 de julho de 2023 após ser flagrado no antidoping com a substância ostarina, utilizada para aumento de massa muscular. Com suspensão oficializada, ele só poderá voltar a competir em 27 de novembro deste ano, três meses após o evento em Paris.


De acordo com a AIU, Thiago foi “imprudente” e agiu com “intenção indireta”, já que ele "desconsiderou manifestamente o risco" do uso de suplementos feitos em farmácias de manipulação.


Advogado de Thiago, Marcelo Franklin já entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte e disse que o atleta foi vítima de contaminação.


"Sob o entendimento de que os 16 meses continuam desproporcionais ao baixíssimo nível de responsabilidade atribuível ao atleta, desde a semana passada, a defesa de Thiago interpôs apelação na Corte Arbitral na Suíça e está confiante em excluir a sanção ou reduzir ainda mais o período de inelegibilidade imposto, de modo a que o atleta possa participar livremente das Olimpíadas de Paris 2024", explicou Franklin.

MAIS NOTÍCIAS