Novak Djokovic segue em busca da sua inédita medalha de ouro em Jogos Olímpicos. Nesta quinta-feira, 1º, ele bateu o grego Stefanos Tsitsipas por 2 sets a 0, superando dores no joelho, e avançou para a semifinal do torneio, que em Paris-2024 é disputado em Roland Garros.
Em cinco participações olímpicas, essa é a quarta vez que Djoko alcança a semifinal, mas nunca conseguiu passar para a decisão. Ele tem só uma medalha de bronze em Pequim-2008.
Nas outras edições que participou, o sérvio foi derrotado duas vezes pelo argentino Juan Martin Del Potro, na disputa do bronze em Londres-2012 e na estreia no Rio-2016. Na última edição, em Tóquio-2020, ele voltou a perder a disputa do terceiro lugar, desta vez para o espanhol Pablo Carreño Busta.
Agora em 2024, Djoko terá pela frente na semifinal o italiano Lorenzo Musetti, que passou pelo atual campeão olímpico e vice de Roland Garros, o alemão Alexander Zverev. A outra semifinal será entre o espanhol Carlos Alcaraz e o canadense Felix Auger-Aliassime.
Na partida dessa quinta-feira, 1º, Djoko abriu vantagem logo no quarto game contra Tsitsipas, mantendo a diferença da quebra para fechar por 6/3.
No segundo set, Djoko começou a sentir dores no joelho que operou recentemente. Mancando, ele pediu atendimento médico e dava sinais de que poderia desistir do jogo. Aproveitando o cenário, Tsitsipas abriu 4 a 0.
Mas o sérvio não é um dos melhores da história por acaso. Juntando forças, ele se recuperou e empatou por 5/5. A partida foi para o tie-break e Djoko fechou por 7/4, garantindo vaga na semifinal.