O veterinário-chefe da Federação Internacional de Hipismo (FEI, na sigla em francês) revelou que foram encontradas fotos em que cavalos estavam com a língua azulada, causada pela falta de oxigênio nos animais, após provas do adestramento nos Jogos Olímpicos de Paris.
As imagens foram capturadas pelos fotógrafos da própria entidade, responsável pela equitação olímpica, durante os eventos da modalidade no Palácio de Versalhes. Ele revelou que a análise das fotos mostrou que havia danos aos animais.
“A preocupação nas fotos eram as línguas azuis, provavelmente causadas pela alta tensão nas rédeas”, disse Goran Akerstrom, veterinário-chefe, que explicou que isso pode causar falta de oxigênio e que freios duplos, obrigatórios em eventos de alto nível, também são responsáveis pela deficiência na oxigenação dos animais, causando dor e desconforto desnecessários.
O uso dos freios duplos vem sendo criticado por diversos grupos de defesa dos animais, como o PETA.
A FEI, no entanto, ainda não tomou nenhuma medida disciplinar sobre o assunto, mas as descobertas não devem afetar os resultados das provas do adestramento. A entidade apenas notificou o júri da competição, que convocou os cavaleiros para falar sobre o assunto.