O sonho do ouro olímpico continua vivo para Gabriel Medina. Nesta quinta-feira, 1º, o tricampeão mundial avançou às semifinais dos Jogos de Paris ao derrotar João Chianca, o Chumbinho, em um duelo 100% brasileiro no mar de Teahupoo, no Taiti.
Medina foi primeiro a pontuar em uma bateria com poucas oportunidades para os surfistas. Ele pegou um tubo pequeno, recebeu 6.67 dos juízes e voltou a pontuar logo depois com um 0.50. Chumbinho demorou para entrar em ação e conseguiu apenas 0.20 e 2.33 nas primeiras ondas.
Apesar das condições desfavoráveis do mar em relação às oitavas, Medina conseguiu encontrar mais um raro tubo e trocou o 0.50 por um ótimo 8.10, ficando mais perto da vitória. Chumbinho até tentou responder, mas alcançou apenas um 4.83 e um 4.50 e ficou pelo caminho. O surfista de Maresias terminou com 14.77 contra 9.33 do compatriota.
Medina vai disputar a semifinal dos Jogos Olímpicos pela segunda vez na carreira. Em Tóquio-2020, ele perdeu para o japonês Kanoa Igarashi em uma bateria polêmica e depois também foi superado na disputa do bronze pelo australiano Owen Wright.
O brasileiro vai enfrentar na semi o australiano Jack Robinson, que eliminou seu compatriota Ethan Ewing nas quartas. Do outro lado da chave, o finalista sairá do duelo entre o peruano Alonso Correa e o francês Kauli Vaast.