O primeiro brasileiro campeão mundial de surfe agora também é medalhista olímpico. Gabriel Medina brilhou no mar de Teahupoo, no Taiti, e garantiu a medalha de bronze nos Jogos de Paris-2024.
Depois de uma semifinal frustrante com apenas uma onda surfada contra Jack Robinson, Medina mostrou todo o seu talento com belas rasgadas e superou o peruano Alonso Correa na disputa pelo terceiro lugar. O tricampeão mundial começou atrás na bateria, mas buscou a virada e acumulou 15.54 contra 12.43 do rival.
Correa conseguiu pegar um raro tubo e recebeu a nota 6.83 na primeira nota da bateria. Medina respondeu logo na sequência com um 5.67 após uma boa sequência de manobras. O peruano voltou a pontuar com uma nota 5.00 enquanto o brasileiro falhou em duas tentativas de tubo e registrou apenas 0.87.
Em vantagem, Correa trocou um 5.00 por um 5.60 em uma nova onda manobras. Medina finalmente conseguiu um completar o primeiro tubo e engatou ótimas rasgadas para alcançar um 7.50, assumindo a liderança do placar.
O surfista de Maresias se encheu de moral e acertou outro bom tubo e por pouco não encerrou com uma bela manobra aérea. Apesar da queda, ele ganhou 7.77 e encaminho a vitória. O brasileiro ainda conseguiu outro 7.77 e garantiu seu tão sonhado lugar no pódio depois da quarta posição em Tóquio-2020.