Duas vezes medalhista olímpico e sete em Campeonatos Mundiais, Rafael Silva, o Baby, um dos judocas mais laureados da história do Brasil, anunciou nesta sexta-feira, 2, a aposentadoria da seleção brasileira e dos tatames internacionais ao final dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Neste sábado, 3, ele ainda participará da disputa por equipes, que encerra o programa do judô no megaevento na capital francesa.
Baby, de 37 anos, despediu-se individualmente do esporte a nível mundial ao perder em sua estreia na categoria pesado (acima de 100kg) para o azeri Ushangi Kokauri, no Palais Éphemère da Arena Champs-de-Mars, após uma imobilização que rendeu-lhe um ippon.
“Eu encerro minha participação olímpica [individual] com uma derrota. Olho para trás em uma carreira que consegui muitos resultados. Tenho muito orgulho de estar na minha quarta Olimpíada”, afirmou Baby.
O judoca obteve dois bronzes olímpicos, em Londres-2012 e Rio-2016, e havia quase 15 anos que frequentava o topo da categoria mais tradicional do esporte.
“Talvez ainda leve mais um pouco em competições nacionais. Mas, com certeza, estou muito próximo da aposentadoria. Eu acho que fiz um bom legado, inspirei novos atletas. Acho que isso foi minha carreira, de demonstrar os valores do esporte e trazer mais gente para o judô”, complementou.
*Com Comitê Olímpico do Brasil