A disputa entre Simone Biles e Rebeca Andrade na ginástica artística é uma das mais aguardadas nos Jogos Olímpicos de Paris. Na última edição do evento, em Tóquio, a norte-americana desistiu de competir para cuidar da saúde mental e abriu espaço para a brasileira brilhar com o ouro no salto e a prata no individual geral.
A dona de quatro medalhas de ouro em Olimpíadas se recuperou e está pronta para voltar ao topo na capital francesa, mas Rebeca promete fazer jogo duro e pode apresentar uma surpresa no salto para levar o bicampeonato.
Na última semana, um vídeo circulou na redes sociais com Rebeca treinando um salto Yurchenko com triplo twist. Muitas atletas de alto nível apresentam um salto Yurchenko com duplo twist, que tem uma pontuação de dificuldade 5,0. Caso coloque a novidade em prática, a ginasta brasileira seria a primeira a realizar o salto em competições oficiais e sairia de uma dificuldade 5,8.
Biles tem como dificuldade 6,4 pelo Yurchenko double pike, que ela batizou de Biles II no Mundial do ano passado. Os níveis de dificuldade colocados por Biles oferecem a ela uma folga contra as outras ginastas, permitindo até um erro na execução.
No Mundial de 2023, Biles caiu em seu Yurchenko double pike na final e perdeu ouro justamente para Rebeca por dois décimos. A norte-americana teria levado o ouro mesmo com a queda, mas sofreu uma dedução obrigatória de meio ponto por seu técnico ter ficado próximo como medida de segurança. No entanto, Biles já tem treinado esse salto sem a presença de seu técnico.
Embora as atletas tentem esconder o jogo às vésperas de uma competição tão importante, há quem diga que Rebeca também está treinando um salto Cheng com giro completo extra que provavelmente corresponderia à dificuldade 6,4 do Biles II.
A final que promete tirar o fôlego dos amantes da ginástica já tem data marcada. A disputa pelo ouro no salto em Paris será no dia 3 de agosto, às 11h20 (horário de Brasília).