Max Verstappen não vem tendo um fim de semana tranquilo nos Estados Unidos. Muito perto de conquistar o tetracampeonato, no GP de Las Vegas, neste domingo, 24, o piloto holandês sofreu com os problemas na asa traseira de sua Red Bull e passou longe da disputa pela pole position na classificação deste sábado, 23.
O tricampeão, no entanto, contou com a sorte. Lewis Hamilton, que havia dominado os treinos livres 1 e 2 com a Mercedes, tinha tudo para se classificar nas primeiras posições, mas não conseguiu realizar uma volta rápida em suas duas tentativas no Q3 e vai largar em décimo lugar, o que favoreceu Verstappen, que acredita que perderia ao menos uma posição caso o britânico tivesse se saído bem.
“Sabemos que com nossa asa, naturalmente perdemos velocidade máxima, especialmente com o DRS aberto, é um pouco uma desvantagem, sabemos disso”, afirmou o piloto da Red Bull.
“É algo com o que temos de lidar em uma pista como essa, como Monza, mas, além disso, senti que com os pneus teríamos dificuldade para colocá-los na janela operacional correta, e fizemos o melhor que podíamos com o que tínhamos e tivemos um pouco de sorte com Lewis não conseguindo dar uma volta [rápida], caso contrário, teria sido P6”, acrescentou Verstappen, que vai partir de quinto no grid.
Com apenas um rival ainda com chances matemáticas de evitar o seu quarto título consecutivo da Fórmula 1, Max pode dizer que está com sorte de campeão. Apesar dos problemas com o carro, ele vai largar à frente de Lando Norris, segundo na classificação do mundial de pilotos. A posição em relação ao rival da McLaren surpreendeu o holandês.
“Tentamos o melhor que podíamos. Trabalhamos bem. Tentamos muitas coisas para ver qual era a direção certa. Acho que o que fizemos era a direção certa, mas claramente não foi o suficiente para lutar pela pole position. Estou feliz. Ainda estamos à frente da McLaren, o que, para mim, é uma surpresa, mas estou muito feliz pelo jeito que minha classificação se sucedeu e minhas voltas”, encerrou Verstappen.
O BandSports exibe o VT do GP de Las Vegas neste domingo, às 10h.