As polêmicas disputas envolvendo Max Verstappen e Lando Norris no GP dos Estados Unidos seguem repercutindo. Na largada, o holandês partiu para cima do adversário e forçou os dois a abrirem a curva 1, possibilitando a ultrapassagem de Charles Leclerc sobre ambos.
No fim da prova, em uma nova disputa direta, Norris ultrapassou Verstappen na batalha pela terceira posição, mas acabou punido com cinco segundos por exceder o limite de pista. A McLaren reclamou da decisão dos comissários e disse que a direção de prova foi “paciente” com a manobra do piloto da Red Bull no início da corrida.
Verstappen não perdeu a oportunidade para cutucar o posicionamento da escuderia rival e garantiu que não houve nenhuma irregularidade em sua largada.
“Não empurrei ninguém para o lado de fora”, disse Verstappen à emissora francesa Canal+. “Não nos tocamos. Tentei fazer a curva, estava completamente travado. Isso é automobilismo, não estamos no jardim de infância”, alfinetou o líder do mundial.
O holandês explicou sua estratégia na largada e minimizou o fato de ter sido superado por Leclerc. Na visão do tricampeão, o piloto da Ferrari assumiria a liderança mais cedo ou mais tarde.
“Havia um espaço por dentro. Então, tentei buscá-lo”, explicou. “Aquela curva é bem ampla. Então, isso te dá oportunidades de entrar por fora ou por dentro. Escolhi essa opção, mas ainda saí [da curva] em segundo”, comentou.
“Larguei em segundo, saí da curva 1 em segundo. Dessa vez, é claro, Charles [Leclerc] ficou à frente. Acho que funcionou bem para mim, porque Charles era mais rápido de qualquer forma. Então, ele simplesmente disparou. Dali, apenas tentei fazer minha própria corrida”, finalizou Verstappen.