Max Verstappen não quis saber de descanso depois de conquistar o tetracampeonato da Fórmula 1 e venceu o GP do Catar neste domingo, 1º. Mesmo punido com a perda da pole position e largando da segunda posição, o piloto da Red Bull superou George Russell, da Mercedes, logo na largada e dominou a penúltima prova da temporada no Circuito Internacional de Lusail para celebrar seu 63º triunfo na categoria.
Em uma corrida tumultada com três entradas do Safety Car e cinco abandonos, o pódio foi completado por Charles Leclerc, da Ferrari, e Oscar Piastri, da McLaren.
Russell terminou na quarta posição, seguido por Pierre Gasly, da Alpine, Carlos Sainz, da Ferrari, e Fernando Alonso, da Aston Martin. Guanyu Zhou cruzou a linha de chegada em oitavo lugar e garantiu os primeiros pontos da Sauber no campeonato.
Kevin Magnussen, da Haas, terminou em nono e Lando Norris, da McLaren, fechou a zona de pontuação. O britânico foi o vice-líder da prova durante boa parte da disputa e chegou a ameaçar Verstappen em alguns momentos, mas precisou pagar um punição de 10 segundos nos boxes por não diminuir a velocidade na bandeira amarela.
O resultado da etapa do Catar manteve disputa aberta tanto pelo vice no Mundial de Pilotos quanto pelo título do Mundial de Construtores. Norris chegou a 349 pontos e viu aproximação de Leclerc, que foi a 341. Já nos construtores, a McLaren lidera com 640 pontos contra 619 da Ferrari.
A última etapa da temporada será no próximo fim de semana no GP de Abu Dhabi. A partir de sexta-feira, 6, o BandSports transmite ao vivo os treinos livres e a classificação no Circuito de Yas Marina.